Destaque

Sintropas pede ao MP prioridade na vacinação contra a Covid-19, aos trabalhadores do transporte coletivo

Por 25 de maio de 2021 Sem comentários

A diretoria do Sintropas, preocupada com o alto índice de contaminação dos trabalhadores do transporte coletivo, pela Covid-19, protocolou no Ministério Público Estadual, na manhã de ontem (24), um ofício solicitando prioridade na vacinação aos motoristas, cobradores e trabalhadores das empresas de transporte coletivo em veículos rodoviários de passageiros urbanos, municipais, metropolitanos, intermunicipais, interestaduais, internacionais e de fretamento, abrangidas pela base territorial da entidade, em Ponta Grossa e região.

O requerimento apontou o risco diário enfrentado pela categoria, que trabalha na linha de frente no combate à pandemia. Conforme o documento, os profissionais estão sob o risco de contágio e, da mesma forma, podem ser agentes contaminadores. A afirmação já foi comprovada em estudos técnicos, realizados sobre a classificação de graus de risco à exposição ao vírus, considerando as funções desempenhadas pelos trabalhadores, que foram mencionados no pedido.

O ofício ainda utilizou como argumentação o direito dos trabalhadores à saúde, o papel da sociedade para conter a disseminação da doença, o fato do transporte público ser considerado atividade essencial e possuir mais de 1.200 trabalhadores no sistema em Ponta Grossa e região, entre outros. “Considerando que o número de trabalhadores infectados com o vírus vem aumentando a cada dia, mesmo cumprindo todas as exigências da secretaria de saúde pública, e considerando que o índice de mortes de trabalhadores do sistema de transporte vem aumentando, solicitamos a prioridade na vacinação”, sustenta o sindicato ao MP.

Desde o início da pandemia, 324 trabalhadores da Viação dos Campos Gerais, que é uma das empresas que compõem a base territorial do Sintropas,  estiveram com suspeita de Covid-19. Deste total, 129 pessoas tiveram diagnóstico positivos, 190 negativos e quatro aguardam o resultado do exame.

 

 

Compartilhe com seus colegas e amigos: