Destaque

Sintropas alerta para o golpe do WhatsApp clonado

Por 21 de maio de 2021 Sem comentários

O Sintropas alerta os trabalhadores para terem cautela com o golpe do WhatsApp clonado. Apesar de constantemente ser divulgado nas redes sociais e pela mídia, o crime continua sendo aplicado pelos estelionatários e fazendo vítimas.

A tentativa dos golpistas consiste em obter o código de verificação, que chega para a vítima, através de SMS. Desta forma, o estelionatário faz login com o número do WhatsApp da pessoa em outro celular, passando a mandar mensagem para os seus contatos próximos, pedindo dinheiro a eles.

“Os golpes funcionam normalmente através de anúncio do OLX e outros lugares que a pessoa deixa o telefone. Então os estelionatários ficam observando esses anúncios e os contatos deixados pela futura vítima para começarem a aplicar o golpe”, explicou o delegado Fernando Jasinski, em entrevista exclusiva dada para o Sintropas.

Desde o início do ano, se tem relatos de que os criminosos estão se passando por funcionários do Ministério da Saúde e fingindo agendamento da vacina contra a Covid-19 para a população. Para que o cadastro seja concluído, claro, a pessoa tem que passar esse código de acesso. “Eles fazem isso se passando por órgãos públicos, cadastro de vacinação e contam todo tipo de história para conseguir o código de verificação do celular da vítima”, complementa a autoridade policial.

Quando o conhecido da vítima cai no golpe e transfere o dinheiro, o valor normalmente vai para a conta de um terceiro. Para evitar que isto ocorra, o delegado orienta que, ao perceber que foi clonado, a vítima deve avisar o maior número de pessoas, denunciar para o próprio aplicativo, comunicando ao suporte que a conta foi invadida e registrar um boletim de ocorrência.

E se alguém mandar mensagem, pedindo dinheiro, antes de fazer qualquer transferência, ligar para pessoa que pediu, para ter certeza da veracidade. “Este tipo de golpe aumentou bastante com a pandemia, por isto todos devem ficar atentos”, concluiu.

Suporte do WhatsApp

O WhatsApp disponibiliza o email support@whatsapp.com para este tipo de situação. Basta colocar como assunto: “Perdido/Roubados: Por favor, desative minha conta.” No corpo da mensagem, colocar o número do telefone com o código do país. Ex: +55 99 9999-9999.

A conta será desativada em até 7 dias. Se os bandidos tiverem habilitado a verificação em duas etapas, a vítima deverá reinstalar o número no aplicativo e digitar códigos aleatórios sucessivamente, no intuito de que ocorra a suspensão da conta.

Alerta e configuração

O WhatsApp tem enviado a mensagem com o aviso “Não compartilhe este código”, junto com o código. E, para aumenta ainda mais a segurança, é recomendável que a ativação seja verificada em duas etapas. Desta forma mesmo que alguém tenha acesso ao código de 6 dígitos do aplicativo, a tentativa de clonagem ainda precisaria de uma senha criada pelo proprietário do aparelho

Para ativar o recurso no aplicativo é necessário ir na opção Conta > Confirmação em duas etapas > ATIVAR.

Compartilhe com seus colegas e amigos: