O anticorpo Monoclonal Bamlanivimabe pode ser capaz de previnir a Covid-19. A eficácia do medicamente foi comprovada através de estudo clínico realizado entre pessoas mais suscetíveis à doença e entre aquelas com maior exposição ao vírus.
A boa notícia ganhou repercussão na última semana, quando a empresa farmacêutica Eli Lilly anunciou que os anticorpos (Bamlanivimbel), produzido para combater o novo coronavírus, apresentaram resultados positivos.
O teste foi feito com 965 pessoas entre residentes e funcionários de uma casa de repouso. Ambos receberam a medicação de forma intravenosa e também através de placebo. Os participantes, que receberam os anticorpos, conforme a primeira opção, tiveram um risco 57% menor de contrair a doençã, em relação àqueles que receberam a medicação através de placebo. O resultado entre idosos foi ainda mais satisfatório, com eficácia de 80%.
Este é maior estudo no que diz respeito à eficiência em resultados, entre grupo de pessoas vulneráveis à pandemia. Esta medicação já foi autorizada nos Estados Unidos e é utilizada no país desde novembro, em carater emergencial, entre pacientes com sintomas leve ou moderado da doença, maiores de 12 anos.
A pesquisa, desenvolvida nos Estados Unidos, precisa ser publicada oficialmente em uma revista científica, para que possa ser usada de forma universal.
Com informações saude.ig.com.br