Destaque

Paraná anuncia início da vacinação contra a Covid-19 para esta segunda-feira (18)

Por 18 de janeiro de 2021 Sem comentários

A campanha de vacinação contra a Covid-19 no Paraná deve iniciar nesta segunda-feira (18). As primeiras doses estão previstas para chegar no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, às 14h, e a primeira imunização está marcada para às 17h, durante um evento simbólico, no Hospital do Trabalhador, em Curitiba. O início da campanha foi anunciado hoje (18) pelo governador do Estado, Ratinho Junior, em suas redes sociais. “Declaro aberta a campanha de vacinação contra o coronavírus no Paraná”.

A imunização no Paraná vai acontecer de acordo com a chegada das vacinas, que começaram a ser enviadas pelo Governo Federal, na manhã de hoje, aos estados. Na primeira remessa, o Paraná vai receber 242 mil doses.

Conforme divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, neste final de semana, a campanha deve seguir critérios do Ministério da Saúde e priorizar pessoas com maior risco de contaminação, pela exposição, e com maior risco de complicações pela infecção.

Sendo assim, a primeira etapa da imunização vai compreender os profissionais de saúde, que aplicarão as vacinas, pessoas com mais de 60 anos, que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os profissionais que atuam nos locais, população indígena, todos os trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus.

Na sequência o Estado planeja vacinar pessoas com 80 anos ou acima desta idade, pessoas entre 75 e 79 anos e assim sucessivamente até aqueles que tem idade variando entre 60 e 64 anos. A expectativa é de que até maio todos os prioritários sejam imunizados.

Até o final de 2021, o Estado pretende vacinar todos os parananenses maiores de 18 anos, totalizando 8.736.014 pessoas, de acordo com projeções do IBGE 2020, que estima um total de 11.516.840 pessoas residentes no estado.

As informações referentes à vacinação no Paraná constam no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19. O documento foi elaborado seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS) e teve a colaboração do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR).

Ponta Grosa e demais regionais recebem insumos

No sábado (16), oito regionais de saúde do Paraná começaram a receber insumos para o começo da vacinação. Foram entregues itens como agulhas e seringas. A distribuição aconteceu em Ponta Grossa, Maringá, Telêmaco Borba, Pato Branco, Ivaiporã, Francisco Beltrão, Paranavaí e Jacarezinho. O Paraná conta com 22 regionais de saúde e cada unidade será responsável pela distribuição entre os 399 municípios do estado.

Contraindicação

A vacina não deve ser aplicada a menores de 18 anos de idade; gestantes e pessoas com histórico de reação anafilática confirmada associada a dose anterior da Vacina contra COVID-19 ou a qualquer um de seus componentes. A vacinas sejam aplicadas com intervalo de no mínimo de 30 dias entre uma e outra.

Pessoas que já tiveram a Covid-19 podem ser vacinadas. Mas recomenda-se que elas não recebam a dose, enquanto estiverem doentes, mas após a recuperação total.

Com informações do G1 e da AEN

Compartilhe com seus colegas e amigos: