Destaque

Pesquisa do Sintropas-PG acende luz vermelha sobre saúde dos trabalhadores do transporte

Por 2 de julho de 2020 Sem comentários

O Sintropas-PG realizou entre os dias 27 de abril e 1º de maio, em parceria com um grupo de psicólogos, uma pesquisa sobre o estado de saúde mental e o impacto da pandemia da Covid-19 na vida dos trabalhadores do transporte de passageiros, que estão na linha de frente durante este período de restrições e isolamento social. Ao todo, 455 profissionais responderam questionários quanti-qualitativos, que permitem compreender a complexidade e os detalhes das informações obtidas. Foram entrevistados funcionários da VCG, Iapó, VCC e Transpen com idade entre 18 e 66 anos.

Os resultados revelaram que a maioria dos trabalhadores foram afetados de alguma forma pela situação de pandemia, sendo as áreas de maior impacto a econômica e a familiar. De acordo com o presidente do Sintropas-PG, Luizão Oliveira, “a preocupação é compilar estes dados para ter uma resolução nos problemas que virão pós-pandemia, especialmente no atendimento da saúde destes trabalhadores”.

Segundo o levantamento, os participantes não tiveram sofrimento psíquico elevado, de modo que, poucos apresentaram sintomas como estresse, ansiedade e agravo de doenças psíquicas preexistentes. Os psicólogos analisaram que um número reduzido de participantes relatou ter o desempenho profissional afetado, e a maioria afirma ter recebido orientações e treinamentos suficientes para desempenhar suas funções durante este momento.

AÇÕES DO SINTROPAS-PG NA PANDEMIA

Neste período de pandemia, o Sintropas-PG disponibilizou máscaras de proteção aos associados, que puderam retirar gratuitamente na sede do sindicato. Além disso, a diretoria realizou durante um certo período a higienização dos ônibus do transporte coletivo, auxiliando de forma efetiva no combate da Covid-19. Outra maneira de proteção aos associados e colaboradores da entidade é a triagem realizada para adentrar às dependências do Sintropas. Antes de qualquer atendimento, todos passam pela aferição de temperatura e higienização das mãos e sapatos.

RESULTADO SOBRE PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS

De acordo com os dados levantados pelos profissionais da saúde, a maior parte dos participantes afirmaram fazer uso de máscaras e álcool em gel durante a jornada de trabalho, sendo que apenas 25,6% incluíram o uso de luvas para se proteger.

RESULTADO SOBRE A PREOCUPAÇÃO DOS TRABALHADORES

O levantamento apontou que as maiores preocupações dos trabalhadores do transporte de passageiros são com o futuro e de que forma irá acabar a pandemia, juntamente com o medo de ser infectado pelos passageiros e colegas de trabalho. Entretanto, os participantes relataram sentir-se pouco ameaçados ao risco de contaminação ao considerar as medidas preventivas suficientes.

IMPACTO NA VIDA DO TRABALHADOR

Em relação ao nível de impacto sofrido, como mostra o gráfico na (Figura 1), 32,8% dos participantes afirmaram terem sido afetados pela pandemia da Covid-19. Outros 28% acreditam não terem sido afetados como outras pessoas a sua volta. 23,9% sofreram pouco impacto pela pandemia e 15,1% consideram ter sido muito afetados.

 

ÁREAS AFETADAS PELA PANDEMIA

De acordo com os participantes, as áreas mais afetadas pela pandemia são as econômica e familiar (Figura 2). Ao todo, 55% consideram ter sofrido maior impacto na área econômica, relatando ter carga horaria de trabalho reduzida, membros da família que não estão trabalhando ou não conseguem trabalhar por conta dos filhos que estão afastados da escola, e preços de mercadoria em alta.

Já 25,8% sofreram impacto na área familiar, relatando que possui muito medo de ser infectado pelo vírus e posteriormente transmitir para sua família, sendo assim tomando cuidados redobrados, além de mudanças de rotina e distanciamento de alguns membros da família.

16,2% dos participantes não respondeu ou não sofreu impacto em nenhuma das áreas apresentadas, decorrente da pandemia da Covid-19.

12,9% afirmou ter sofrido impacto no desempenho profissional, de acordo com os mesmos, pela sobrecarga de trabalho devido a linhas em paralisação e funcionários em férias.

9,8 % tem apresentado impacto na saúde mental, relatando ansiedade e medo em ser infectado.

0,8% afirmou ter sofrido impacto em outras áreas das quais não foram apresentadas, como estudo e saúde.

IMPACTO NA SAÚDE MENTAL

Em relação ao sofrimento psíquico durante a pandemia do coronavírus, 31,7% dos participantes não responderam ou não apresentam sofrimento psíquico, enquanto que 26,7% afirmaram se sentirem nervosos, tensos e preocupados devido a pandemia.

Outros sintomas foram apresentados pelos participantes, como: 15,3% estresse, 12,9%  ansiedade, 7,2% cansaço mental, 4,6% dificuldades de tomar decisão, 3,7% humor deprimido, 2,6% tiveram doenças psíquicas agravadas durante a pandemia, como: Transtorno Bipolar, Depressão, Ansiedade e Transtorno do Pânico.

 

IMPACTO NO DESEMPENHO PROFISSIONAL

De acordo com a pesquisa realizada, 32% dos participantes consideram ter tido o seu desempenho profissional muito afetado por conta da pandemia, relatando insegurança e medo de contágio. Enquanto que 36,8% afirmam que seu desempenho profissional foi pouco afetado, seguindo sua rotina bem próxima do normal.

40,3% não sofreram alterações em seu desempenho profissional, já 16% consideram ter seu desempenho profissional afetado, relatando escala incerta e receio durante as atividades. Por fim, 3,2% não respondeu ou não sofreu impacto no desempenho profissional.

 

AVALIAÇÃO SOBRE A ORIENTAÇÃO DAS EMPRESAS DURANTE A PANDEMIA

No que se refere as orientações prestadas pelas empresas de transporte de passageiros da região, 83,9% dos participantes afirmaram ter recebido orientações e treinamentos suficientes para desempenhar suas funções durante a pandemia da covid-19, relatando orientações de cuidados e informativos para funcionários e passageiros.

10% acredita ter recebido orientações que não foram o suficiente para desempenhar suas funções, enquanto 5% afirmaram não ter recebido nenhuma orientação ou treinamento para desempenhar suas funções durante a pandemia. 2,8% dos participantes não responderam a essa questão.

 

MEDIDAS PREVENTIVAS ADOTADAS

O levantamento aponta que, em relação as medidas preventivas adotadas pelos trabalhadores, 97,5% fazem uso de mascara durante a jornada de trabalho. 83,3% faz uso regularmente de álcool em gel.  25,6% tem feito uso de luvas como medida preventiva. 80% realiza métodos de higienização e 0,04% não respondeu ou não soube informar.

 

MAIORES PREOCUPAÇÕES APRESENTADAS PELOS TRABALHADORES

Dentre as maiores preocupações apresentadas pelos participantes, 42,9% afirmam se preocuparem com o futuro e como irá acabar a pandemia da Covid-19.

40,5% temem ser infectados por passageiros ou colegas de trabalho durante a jornada de trabalho.

19,2% se preocupam com a questões econômicas, enquanto 2,6% se preocupa em ser transmissor do vírus para a família.

8,3% afirmam não estar preocupados e 2,4% não responderam a essa questão.

 

SENSAÇÃO DE AMEAÇA E RISCO DE CONTAMINAÇÃO

No que se refere a ameaça e risco de contaminação, 49,7% dos participantes afirmam que se sentem um pouco ameaçado, ao considerar as medidas preventivas suficientes.

14% tem a sensação de estar em constante ameaça e risco a contaminação, sentindo-se inseguro e tenso.

34,2% se sentem ameaçados e vulneráveis a contaminação e 2,4% dos participantes não responderam ou não possuem nenhum temor em ser contaminado.

 

RESULTADO SOBRE TRATAMENTO PSICOLÓGICO PARA OS TRABALHADORES

Com a intenção de dar suporte psicológico aos trabalhadores, a última questão respondida pelos profissionais do transporte refere-se a necessidade de atendimento psicológico, sendo solicitado o contato dos participantes que desejassem atendimento.

8,7% dos participantes sentem a necessidade de atendimento psicológico para auxiliá-los a lidar com o momento de pandemia e com os impactos decorrentes da Covid-19.

 

O Sintropas-PG possui uma ampla assistência à saúde disponível aos associados. Procure mais informações no (42) 3223-1023.

Compartilhe com seus colegas e amigos: