Destaque

Spray nasal poderá ser utilizado como vacina de reforço contra a Covid-19

Por 14 de setembro de 2021 Sem comentários

Uma vacina em forma de spray nasal poderá funcionar como reforço para as doses contra a Covid-19, que já estão sendo aplicadas na população atualmente. O imunizante está em fase de estudos, mas a expectativa é de que esteja disponível até o final do próximo ano. “Provavelmente, quando o spray estiver pronto, boa parte da população mundial vai estar vacinada. Eu acredito que ele vai ser, sobretudo, como uma dose de reforço”, afirmou o médico e coordenador do estudo, Jorge Elias Kalil Filho.

O imunizante está sendo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A previsão é de que o spray nasal tenha baixo custo e que proteja a pessoa contra as variantes do novo coronavírus.

Ao total, 220 pessoas, que tiveram a doença, foram estudadas pelos profissionais, que também analisaram o genoma do vírus e selecionaram fragmentos com uma boa resposta celular. Esses fragmentos são capazes de matar a célula, caso ela esteja infectada

“Se o vírus entrar na célula, a única coisa que você pode fazer é usar as células chamadas CD8 citotóxicas, que matam a célula infectada”, afirma Kalil Filho. O spray deve incluir, portanto, os chamados linfócitos T CD8+ citotóxicos, que matam células doentes, e os linfócitos T CD4+, que auxiliam na produção de anticorpos e nas respostas citotóxicas”, explica o médico.

O médico informou que a equipe de pesquisadores já têm alguns laboratórios, que produzem proteínas recombinantes, “mas ainda está muito no início, então estamos tratando com as empresas farmacêuticas pra ver se a gente acha alguma que consiga produzir com boa quantidade”.

Com informações Agência Brasil