Destaque

População deve manter regularidade em exames laboratoriais e ter hábitos saudáveis para evitar alteração no colesterol

Por 9 de agosto de 2021 Sem comentários

Você tem feito regularmente o exame de sangue para identificar irregularidades nos níveis de colesterol e triglicerídeos? Ontem (8) foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol e especialistas de todo o país destacaram a importância da população fazer a dosagem do seu perfil lipídico, ou seja, de manter seus exames laboratoriais em dia.

Segundo os médicos, colesterol alto é uma alteração que não dá sintomas e é o principal fator de risco para o desenvolvimento das doenças arteriais, seja o infarto, o acidente vascular cerebral (AVC), que é o derrame cerebral, ou a doença arterial periférica.

Pessoas com histórico de colesterol alto na família, ou até mesmo históricos de infarto ou AVC são mais propensas a desenvolverem tais problemas de saúde e portanto são as que devem realizar os exames com mais regularidade.

A partir dos 10 anos de idade, toda criança deve ter o seu perfil de colesterol dosado. Se houver o histórico familiar, a recomendação é que a dosagem já seja feita a partir do segundo ano de vida. Também é importante estimular as crianças a terem uma alimentação adequada e a prática de atividade física regular, desde pequenas, para que elas ganhem este hábito ao longo da vida, prevenindo assim problemas futuros que envolvem irregularidades nos níveis de colesterol.

As estimativas apontam que de 8% a 10% da população têm colesterol alto. A alimentação tem participação significativa na alteração do colesterol. Cerca de 20% a 30% de todo o colesterol vêm da alimentação. Entre os alimentos que fazem mal para a saúde estão os ultraprocessados, que são ricos em gordura saturada, comidas congeladas (batata frita, lasanha, nuggets), fast food em geral e salgadinhos.

Além de uma alimentação balanceada, não fumar, praticar exercícios físicos, não acumular peso ao longo da vida, tentar diminuir o estresse também ajudam a evitar problemas com o colesterol  e a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, que estão entre as principais causas de mortalidade no país.

Com informações Agência Brasil

Compartilhe com seus colegas e amigos: