Destaque

Sintropas se preocupa com a saúde do trabalhador

Por 9 de abril de 2021 Sem comentários

Pensando na saúde e no bem estar dos trabalhadores do transporte coletivo, o Sintropas aproveita o Dia Mundial de Combate ao Câncer, comemorado ontem (08), para reforçar a importância do diagnóstico precoce e os cuidados a fim de evitar a doença.

O sindicato conversou com a oncologista Ailane Araújo, que passou algumas recomendações como medidas preventivas. “Homens devem fazer o exame de próstata, a partir dos 40 anos, quando existem fatores de risco e 50 quando não há presença de fatores. Colonoscopia deve ser feita a partir dos 50, porém deve ser antecipado em caso de histórico familiar”.

Já as mulheres devem fazer um acompanhamento médico preventivo, realizar o exame para detectar HPV, causador do câncer do colo do útero. Também é indispensável o auto-exame das mamas, que pode ser feito da própria casa.

Homens e mulheres também devem ficar atentos aos sinais que o organismo dá, quando a saúde não vai bem. Tais como:

-Perda de peso inexplicável
-Cansaço
-Suores noturnos
-Perda de apetite
-Dor nova e persistente
-Enjoos e vômitos frequentes
-Sangue na urina
-Sangue nas fezes
-Alteração recente dos hábitos intestinais

Quando estes sintomas aparecerem e persistem, o recomendável é que um profissional de saúde seja procurado.

“Alguns sinais de alerta para câncer são gerais. Ou seja, alterações pouco exatas que não ajudam a determinar o câncer em particular. Ainda assim, a sua presença pode levar os médicos a realizar exames físicos e testes laboratoriais necessários para excluir ou confirmar um diagnóstico. E todos os cuidados podem diminuir a incidência da doença , porque o câncer nasce de um processo inicialmente inflamatório por alterações metabólicas que leva a alteração na divisão celular , levando à formação de uma massa sólida , podendo se multiplicar e ir para outros órgãos ( metástase )”, explica a oncologista.

Novos casos em 2021
A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é de que surjam 625 mil novos casos da doença no Brasil, em 2021. Depois do câncer de pele não melanoma (177 mil casos novos), os mais incidentes serão os de mama e de próstata (66 mil cada), cólon e reto (41 mil), pulmão (30 mil) e estômago (21 mil).

Câncer mais frequente nos Homens
Os tipos mais frequentes nos homens, excluindo o de pele, não melanoma, são próstata (29,2%), cólon e reto (9,1%), pulmão (7,9%), estômago (5,9%) e cavidade oral (5,0%).

Câncer mais frequente nas Mulheres
Nas mulheres, também sem considerar o de pele não melanoma, os mais frequentes são os de mama (29,7%), cólon e reto (9,2%), colo do útero (7,4%), pulmão (5,6%) e tireoide (5,4%).

Sindicato realiza campanhas para orientar sobre a doença

O Sintropas sempre demonstra preocupação pela saúde dos colaboradores e adere as campanhas de conscientização contra a doença, como o Novembro Azul, Outubro Rosa, entre outras, com a realização de ações orientativas e exames gratuitos.

Compartilhe com seus colegas e amigos: