Destaque

Sintropas convoca greve do transporte coletivo para dia 29

Por 17 de março de 2021 Sem comentários

Em relação ao comunicado que a Viação dos Campos Gerais (VCG) proferiu aos colaboradores sobre o não pagamento da segunda parcela do salário, referente a fevereiro, que estava previsto para o dia 25 deste mês, o Sintropas informa que, se a categoria não receber pelos dias trabalhados, no dia 29 será deflagrada greve em Ponta Grossa.

Lembrando que entre os dias 18 e 28 de março já não haverá ônibus circulando na cidade, em função do decreto nº 18.765, de 16/03 de 2021, que suspendeu o serviço do transporte coletivo.

De acordo com o presidente do Sintropas, Luizão, a entidade sindical foi surpreendida pela VCG, que comunicou a decisão através de um ofício. “O Sintropas entende como descaso da empresa e da Prefeitura, pois o poder público decretou a suspensão do serviço do transporte coletivo sem considerar o pagamento dos mais de 1.100 funcionários que a Viação possui.  E a empresa já deveria ter se precavido e previsto o salário, que é referente ao mês anterior”, considerou.

Por meio do ofício, a empresa propôs ao sindicato férias aos colaboradores nos 10 dias, em que o serviço do transporte ficará suspenso em razão do lockdown. Outra alternativa apresentada foi a compensação da jornada, através do banco de horas, ou ainda que os dias não trabalhadores fossem pagos posteriormente.

“Não aceitamos nenhuma das propostas, pois os colaboradores estão disponíveis para exercerem suas funções. A categoria não tem culpa se os ônibus não vão rodar por conta do decreto. Já não basta os funcionários estarem recebendo pagamento contra vontade em duas parcelas”, destacou.

O presidente da entidade frisou que há um indicativo de greve vigorando no município, conforme aprovado durante a assembleia realizada no dia 28 de janeiro. “Não precisamos fazer nova assembleia. Ou recebemos tudo o que temos direito ou não trabalhamos”, reforçou Luizão.

O Sintropas encaminhou, na tarde de hoje (17), ofício à VCG e à Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) informando sobre a greve.

 

Leia mais:

Categoria aprova indicativo de greve e ajuizamento de dissídio coletivo

 

Compartilhe com seus colegas e amigos: