Destaque

Médicos recomendam check-up após COVID-19 para identificar sequelas

Por 10 de fevereiro de 2021 Sem comentários

Estudos realizados em todo o mundo vêm apontando possíveis sequelas após a recuperação da Covid-19 – causada pelo coronavírus Sars-Cov-2, mesmo naquelas pessoas que tiveram as formas mais leves da doença.

Estimativas dos cientistas apontam que apenas uma porcentagem entre 10% e 20% dos pacientes apresentam recuperação completa já nos primeiros meses após a infecção. Quase metade das pessoas contaminadas afirmou sentir fadiga nos meses posteriores, entre outros sintomas como dor de cabeça, dores no peito, falhas na memória e perda do olfato.

Por isto, a recomendação, antes de retomar a vida normalmente, é de procurar um clínico geral, médico da família ou outro profissional, que possa fazer uma avaliação completa e encaminhar o paciente para algum especialista, se houver necessidade.

A Covid-19 é considerada uma doença sistêmica, que desencadeia diversos processo inflamatórios em diferentes regiões do corpo. Além de reflexos respiratórios, a doença pode causar problemas cardíacos e neurológicos também.

Um pneumologista poderá apontar para a necessidade ou não de exames mais detalhados, como tomografia do tórax, ecocardiograma pulmonar e a prova de função pulmonar.

Referente ao coração, arritmias e insuficiência cardíaca inexistentes antes da doença podem surgir após a infecção, por isto os pacientes, que passaram pela COVID-19, devem ficar atentos com fadiga, cansaço ou palpitação. Mesmo as pessoas que tiveram casos moderados ou graves da doença devem passar por uma avaliação.

Já sintomas como dor de cabeça, sonolência excessiva e perda de memória podem indicar problemas no sistema nervoso, pedindo atenção de um neurologista. “Milhares de pessoas têm entrado em contato para relatar algum sintoma neurológico, e isso é assustador, especialmente porque 90% não chegaram a ser hospitalizados com a doença, tiveram casos leves”, destacou a médica Clarissa Lin Yasuda, professora na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Quando fazer um check-up pós-Covid:

  • Após formas moderadas ou graves da doença
  • Casos leves com algum sintoma persistente
  • Antes de retomar atividade física

Com informações Folha Press

 

Leia mais:

Medicamento pode prevenir a Covid-19, segundo estudo

 

Compartilhe com seus colegas e amigos: