Destaque

Categoria aprova indicativo de greve e ajuizamento de dissídio coletivo

Por 28 de janeiro de 2021 Sem comentários

Os trabalhadores da Viação dos Campos Gerais aprovaram por unanimidade o indicativo de greve e o ajuizamento do dissídio coletivo, durante assembleia realizada, às 5h, desta quinta-feira (28), em frente a garagem da VCG.

Se a empresa do transporte coletivo não efetuar o pagamento do salário atrasado correspondente ao mês de dezembro, até domingo (31), na segunda-feira não haverá ônibus circulando em Ponta Grossa.

O resultado da votação já está sendo informado formalmente à empresa e ao poder público para que as providências cabíveis sejam tomadas. Aproximadamente 350 colaboradores, entre motoristas e cobradores, estiveram presentes.

O presidente do Sintropas, Luizão, salientou que o indicativo de greve não será retirado, mesmo que a empresa pague o restante dos salários até o próximo dia 31, pois não há garantia de que os pagamentos serão normalizados a partir de agora. O salário de janeiro deverá ser acertado até o 5º dia útil de fevereiro. “O estado estado de greve permanece até que a situação se normalize”, destacou.

A assembleia aconteceu em função do atraso salarial e do descumprimento do acordo coletivo da empresa em relação aos funcionários da mesma.

No dia 4 de maio, de 2020, ficou acordado entre sindicato e Viação dos Campos Gerais, que os colaboradores receberiam o salário de março e dos meses subsequentes em duas parcelas, sempre dentro do período de 30 dias, equivalente a cada mês. A decisão aconteceu através de voto secreto pelos próprios trabalhadores, que optaram em aceitar a proposta da VCG.

No entanto, o pagamento referente a dezembro não foi efetuado integralmente. A empresa depositou aos trabalhadores 80% da segunda parcela na sexta-feira (22).

 

 

Leia mais:

Sindicato recebe liminar favorável aos colaboradores da VCG da Justiça do Trabalho

Sindicato comandou paralisação na VCG nesta terça-feira (26)

Trabalhadores devem participar de assembleia para decidir greve

 

 

Compartilhe com seus colegas e amigos: