Inovação

Diretoria inova e cria a Secretaria de Ação Social para ajudar trabalhadores afastados em vulnerabilidade social

Por 6 de janeiro de 2021 Sem comentários

Os trabalhadores do transporte coletivo dos Campos Gerais terão à sua disposição a Secretaria de Ação Social, que tem como intuito prestar atendimento aos funcionários afastados de suas funções por motivo de doença ou acidente. A iniciativa vai beneficiar toda a categoria, independentemente de sua filiação.

Ao longo desta gestão, a diretoria teve conhecimento de inúmeros casos envolvendo trabalhadores com direito ao auxílio-doença em extrema situação de necessidade. “Isso nos motivou a iniciar o projeto. É muito comum os funcionários fazerem rifas para ajudar os colegas. A categoria é muito unida”, comenta uma das colaboradoras da iniciativa, Dionéia Telles, que há 12 anos trabalha como cobradora na Viação dos Campos Gerais.

Estela Kuff, que há 8 anos exerce a função de trocadora da VCG, é umas das envolvidas nos trabalhos sociais, que os funcionários promovem internamente, e será colaboradora na Secretaria de Ação Social do Sintropas. “O Luizão sabe que sempre me envolvo nessas ações. Um dia estávamos conversando e surgiu a ideia de levarmos estes projetos a todas as empresas de transporte”, conta.

A Secretaria vai funcionar na sede do Sindicato. Conforme explica o presidente do Sintropas, Luizão, a princípio, a entidade sindical “fará um mapeamento dos trabalhadores que estão em vulnerabilidade social. Esta ação é pioneira e pretende auxiliar todos os trabalhadores do transporte coletivo em situação de risco”, destaca o presidente.

Funcionamento
Após o mapeamento dos necessitados, será feita uma triagem, através de visita a domicílio. A expectativa é de que com o tempo as pessoas procurem pela assistência através do telefone (42) 9 9951-0250.

“Muitas vezes, quando o funcionário está afastado, tem cortado benefícios básicos como transporte e vale alimentação, por exemplo. Nossa ajuda será emergencial”, relatou a secretaria-geral do Sintropas, Denise Kobinski, que também será colaboradora da iniciativa.

Quem será beneficiado?
Todos os funcionários das empresas abrangidas pelo Sintropas, sendo filiado ou não.

No que consistirá o benefício?
A princípio será feita triagem, na qual uma equipe de voluntários levantará a necessidade do trabalhador, que está afastado. A ajuda pode incluir cesta básica, medicamentos, transporte, muleta, entre outros, conforme a necessidade de cada um.

Como participar?
Basta entrar em contato com a Secretaria de Ação Social, com sede no Sintropas, através do telefone (42) 9 9951-0250.

 

Compartilhe com seus colegas e amigos: