
Um novo tipo de golpe tem se espalhado rapidamente por todo o país e preocupado advogados e clientes. Agora, os criminosos estão se passando por advogados para solicitar dinheiro, geralmente alegando liberação de valores judiciais, custas processuais ou taxas inesperadas. A fraude acontece, principalmente, por meio de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp.
Segundo a advogada Eliane Kozan, os golpistas obtêm informações públicas sobre processos judiciais, escritórios de advocacia e profissionais da área para aplicar o golpe. “Eles pegam um número novo de WhatsApp e colocam na imagem a foto do advogado ou a do escritório com a descrição do escritório e informações como endereço, horários de atendimento para aparecer o contato efetivo. Daí entram em contato por mensagem e passam dados como nome, CPF, número do processo, contam a causa que você tem em andamento e encaminham até um documento do Tribunal para parecer verdadeiro e você achar que tem dinheiro a receber”, explica.
A abordagem costuma ser bem convincente e urgente, com mensagens dizendo que o processo foi liberado, que o cliente tem dinheiro para receber, mas que para isto precisa pagar com urgência, ou algo neste sentido com intuito e pedir um valor, que normalmente deve ser feito por PIX ou até mesmo por transferência bancária.
“Muitas pessoas que acabam caindo nesta lábia e perdendo dinheiro e isto é extremamente sério. Qualquer pessoa que tenha processo com advogado, que entre em contato através do número oficial do advogado, se receber alguma mensagem deste tipo, para tirar dúvida. Se for o caso, que se desloque até o escritório, mas jamais mandem qualquer valor em dinheiro, nem qualquer dado ou informação para número diferente”, alerta a profissional.
O Sintropas aproveita para alertar associados e dependentes sobre o golpe e reforça que o atendimento jurídico ao associado e dependentes é totalmente gratuito. Sendo assim, o sindicato pede para que qualquer contato suspeito pedindo dinheiro em nome do sindicato ou da advogada que atende pelo sindicato, que entrem em contato através do (42) 3223-1023.
Por que o golpe funciona
O golpe se aproveita de três fatores principais, que são os seguintes:
-
Uso de dados reais: os criminosos mencionam números de processos, nomes completos e informações verdadeiras, o que gera confiança.
-
Urgência emocional: a promessa de recebimento de dinheiro ou a ameaça de perda de um direito faz com que a vítima aja rapidamente.
-
Clonagem de identidade visual: a foto e o nome do advogado reforçam a falsa legitimidade do contato.
Advogados também são vítimas
Além dos prejuízos financeiros causados aos clientes, advogados relatam danos à reputação e aumento de conflitos com clientes enganados. Muitos profissionais têm registrado boletins de ocorrência e divulgado alertas em redes sociais e sites para tentar conter a ação dos golpistas.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em diversos estados já emitiu comunicados alertando sobre o golpe e orientando a população a redobrar a atenção.