Destaque

Sintropas realizou manifestação pacífica em prol dos trabalhadores da VCG

Por 28 de agosto de 2025 Sem comentários

Nesta quinta-feira (28), o Sintropas realizou uma manifestação pacífica em razão da falta da resolução dos problemas envolvendo os itinerários do transporte público em Ponta Grossa. Entre às 12 e 13 horas, os diretores cruzaram os braços na saída dos ônibus do Terminal Central, paralisando todas as linhas, que sairiam do local, durante o período de 1 hora.

O ato ocorreu depois de concluídas as 72 horas dos ofícios encaminhados à Prefeitura e à Viação Campos Gerais (VCG), solicitando adoção imediata de providências para regularizar as linhas de ônibus e, desta forma, resguardar o direito dos trabalhadores a condições de trabalho seguras e justas. “O Sindicato, como legítimo representante da categoria profissional, tem o dever jurídico e moral de adotar todas as providências necessárias para a defesa dos trabalhadores, prevenindo riscos de acidentes, jornadas extenuantes e condições de trabalho que atentem contra a segurança coletiva. Solicitamos a especial atenção de Vossas Senhorias, no sentido de adotar medidas administrativas eficazes para solucionar as irregularidades apontadas, a fim de evitar prejuízos à categoria e ao próprio serviço público essencial prestado à população”, conforme consta no ofício.

Na última segunda-feira, o Sintropas realizou uma assembleia com os trabalhadores da empresa, onde os mesmos autorizaram o sindicato a atuar administrativamente e judicialmente na defesa do interesse coletivo, o que inclui a expedição de ofícios, realização de paralisações, ajuizamento de ações, entre outras medidas cabíveis.

“Tivemos que paralisar diante do silêncio da administração pública em relação ao ofício, que encaminhamos na última segunda-feira. Mas o problema é muito mais antigo, desde abril nós estamos cobrando com toda a paciência possível uma resolução para os itinerários. O movimento de hoje não teve qualquer cunho político, foi realizado pela segurança dos usuários e dos motoristas que estão trabalhando contra o tempo, tentando cumprir horários impossíveis dentro das normas de trânsito. Estas 10 linhas, que a Prefeitura informou anteriormente que havia alterado, não resolve todo o problema, inclusive aos finais de semana os motoristas sequer encontram tempo para irem ao banheiro”, destacou Luizão.

Oficio Prefeitura 

 

Compartilhe com seus colegas e amigos: