Destaque

PL propõe tecnologia contra pontos cegos em caminhões e ônibus

Por 22 de abril de 2025 Sem comentários

Quem nunca presenciou ou ficou sabendo de um acidente que poderia ser evitado se não houvesse o tal do ponto cego? Infelizmente, não há como fugir deste ponto e quem tem CNH sabe bem disso, o que pode ser feito é redobrar sempre a atenção. No entanto, um projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados pretende tornar obrigatória a instalação de tecnologias de alerta ao ponto cego em caminhões e ônibus.

A proposta é de autoria da deputada Dayany Bittencourt (UNIÃO/CE) e também prevê o uso de adesivos refletivos de ponto cego nesses veículos. O objetivo é reduzir o número de colisões causadas por ângulos mortos, tendo em vista que em outros pa´~ises a tecnologia já é utilizada. Na França, por exemplo, o uso de adesivos de ponto cego em veículos pesados é obrigatório desde 2021.

O PL 1388/2025 altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a Lei 9.602/1998 para inserir esses dispositivos entre os itens obrigatórios dos veículos pesados. Pela proposta, os novos modelos de caminhões e ônibus fabricados ou montados no país deverão incorporar os equipamentos técnicas pelo Contran. Já os veículos antigos terão prazo de cinco anos para se adaptar. A medida deve impactar diretamente a formação de motoristas profissionais. Eles precisarão receber capacitação para operar esses novos sistemas de segurança.de forma progressiva a partir do segundo ano após a definição das especificações

A proposta é uma resposta ao alto número de acidentes envolvendo veículos pesados. O Brasil possui uma frota de mais de 123 milhões de veículos, sendo cerca de 4% caminhões e ônibus.

Com informações Portal do Trânsito

 

Compartilhe com seus colegas e amigos: