
O diretor tesoureiro, Luiz Fernando Pereira dos Santos, participou, na noite de ontem, da 3ª reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde, realizada na própria sede (Rua Balduíno Taques, 431). A pauta de ontem incluiu a aprovação de repasse para entidades assistenciais de Ponta Grossa e o plano de aplicação para o uso dessas verbas. “A participação do Sintropas tem sido de suma importância nestas reuniões, pois o nosso papel aqui como sindicato é representar os trabalhadores do transporte de passageiros na busca de condições melhores de saúde para todos os munícipes, o que inclui toda a nossa categoria”, destacou Luiz Fernando.
O dirigente sindical é o representante do Sintropas no órgão, que tem como objetivo fiscalizar repasses de orçamento para programas das áreas e elaborar metas e formular diretrizes para a elaboração dos Planos de Saúde Municipal, Estadual e Nacional. Os membros do conselho ainda têm como função o acompanhamento do processo de execução dos plano e do cumprimento destas metas, além de promover debate e fortalecer a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).
Esta é a primeira vez na história do Sintropas, que o sindicato tem um representante dos trabalhadores no Conselho Municipal de Saúde de Ponta Grossa. “As entidades no contexto geral fazem parte da sociedade civil organizada, e a legislação da Saúde exige que as entidades participem das metas e dos planos de fiscalização do SUS, para isto que existe o Conselho. Quando o Sintropas veio para dentro do Conselho, veio nos dando uma ajuda muito forte, porque é uma entidade atuante, não falta, presta atenção nas pautas, participa das comissões, então é uma maneira desta categoria dos motoristas e cobradores também participarem destas decisões de saúde, haja visto que a maior parte da população tem o SUS como único plano de saúde. Então o Sintropas contribui para que o SUS trabalhe de acordo com a necessidade de toda a categoria e dos trabalhadores”, considerou o presidente do Conselho, Jefferson Leandro Gomes Palhão.