
A ANTT (Associação Nacional de Transportes Terrestres) comunica a todos os transportadores das categorias C, D e E que iniciará no dia 1° de maio a fiscalização e autuação em todo o Brasil da exigência obrigatória do exame toxicológico.
Essa ação será realizada pelos órgãos estaduais de trânsito.
O início da fiscalização se dará em duas datas: a partir de 1° de maio ou 31 de maio, conforme o período de vencimento da carteira.
O prazo para colocar em dia o exame, que venceria no próximo domingo (28), foi prorrogado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Os novos prazos para realização do exame toxicológico levam em conta o mês de validade da CNH do motorista, escalonando da seguinte forma:
– Condutores com validade da CNH entre janeiro e junho terão até 31 de março de 2024 para realizar o exame toxicológico.
– Condutores com validade da CNH entre julho e dezembro terão até 30 de abril de 2024 para realizar o exame toxicológico.
“A medida visa oferecer mais tempo para que os condutores dessas categorias regularizem suas situações sem enfrentar as penalidades – multa de R$185, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação diz a nota da ANTT.
A nota da ANTT informa ainda que os motoristas serão notificados sobre a necessidade de realização do exame toxicológico por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), recebendo alertas “push” na tela inicial do celular, mensagens na central de mensagens da CDT e na área específica do exame toxicológico no app.
Além disso, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) enviará mensagens por e-mail a todos os condutores cadastrados no sistema.
Fonte: Diário do Transporte