Destaque

Motoristas do transporte coletivo de Rondonópolis aprovam estado de greve

Por 25 de janeiro de 2024 Sem comentários

Os motoristas da empresa Cidade de Pedra que estão sendo contratados pela Autarquia Municipal do Transporte Coletivo (AMTC) aprovaram, na terça-feira (23), estado de greve durante assembleia geral realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Terrestre de Rondonópolis e Região (STTTRR).

Insatisfeitos com a forma de contratação que será realizada pela AMTC, os trabalhadores querem que suas reivindicações sejam atendidas e não descartam uma paralisação caso não haja avanço nas negociações.

A principal fonte de insatisfação dos trabalhadores reside no fato de que, na Cidade de Pedra, eles eram regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), enquanto na cooperativa que irá contratá-los para prestarem serviços a autarquia municipal perderiam esses direitos trabalhistas.

Além disso, manifestam preocupação em relação à perda do auxílio-alimentação e do vale-gás, bem como à impossibilidade de serem assistidos pelo sindicato da categoria no novo modelo.

Durante a assembleia, a proposta de paralisação foi aprovada por 50 votos favoráveis, contra apenas quatro votos contrários. Na mesma reunião, os trabalhadores foram consultados sobre a possibilidade de adesão à cooperativa, sendo que a proposta foi reprovada por unanimidade dos presentes.

Afonso Aragão, presidente do STTTRR, ressaltou que o próximo passo, após a aprovação do estado de greve, será apresentar ao Poder Público uma pauta de reivindicações da categoria.

Ele enfatizou a disposição do sindicato em estabelecer um diálogo com a secretária de Trânsito e presidente da autarquia municipal, Priscila Paiva, na busca por uma solução para o problema.

“Não queremos uma paralisação, mas, sim, que a situação seja resolvida. A paralisação é a nossa última alternativa”, afirmou Aragão.

Fonte: A Tribuna Mato Grosso

Compartilhe com seus colegas e amigos: