Destaque

Manutenção de empregos na VCG não é debatida durante audiência pública

Por 11 de maio de 2023 Sem comentários

Nesta quinta-feira (11), foi realizada uma audiência pública para discutir a nova licitação do transporte coletivo em Ponta Grossa. O intuito foi debater propostas e sugestões a fim de contribuir com o novo contrato de concessão.

Para abrir o debate, foi realizada uma explanação com os principais aspectos técnicos, econômicos e jurídicos do projeto. “Apresentamos a licitação passando pelos valores das tarifas, que foram calculados, da oferta e da revisão técnica em geral de todo o projeto que foi imaginado e está sendo submetido para uma consulta pública hoje, onde os munícipes podem dar a opinião e contribuir. O que acharmos pertinente, tecnicamente e economicamente viáveis serão sim encorpadas no projeto, antes da publicação final”, garantiu André Brandão, que é gestor de projetos na Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (FIPE), que foi contratada pela Prefeitura para elaborar o projeto de licitação.

Durante a audiência, não foi mencionada a situação que envolve a manutenção dos mais de mil trabalhadores, que atuam na VCG como motoristas, cobradores, e em outras funções, assim como a possível demissão dos agentes de bordos, mais conhecidos como trocadores, que está prevista na nova licitação. Ao término dos trabalhos, a questão foi levantada pelo Sintropas. “O projeto atual não prevê cobradores. Pode ser incluído? Pode, mas vem da demanda do Município, que vai decidir ou não para saber se reverberá no valor da tarifa. Então tecnicamente é possível. Economicamente não sei. É uma decisão que o Município tem que tomar”, esclareceu André Brandão.

Já representantes da Prefeitura, que fizeram a composição da mesa durante a audiência, informaram que esta questão só será respondida tecnicamente, a partir de parâmetros que serão embasados. No entanto, isto ocorrerá após o término do período de consulta pública, que será encerrado no dia 07 de junho. Até lá, outras audiências públicas deverão ser realizadas.

A nova concessão do transporte público inicia com o término do contrato com a Viação Campos Gerais, que será encerrado em 12 de junho, e poderá ser prorrogado por mais 24 meses.

Sindicato continua lutando pela manutenção dos empregos na VCG

O Sintropas tem lutado veementemente em prol da manutenção de todos os empregos dos trabalhados da VCG, assim como não tem medido esforços para manter os postos dos trocadores, pois se coloca completamente contra as demissões. O sindicato já ajuizou ação na Justiça de Trabalho para cobrar esclarecimentos da VCG e da Prefeitura sobre o processo operacional da nova concessão, caso a atual empresa não ganhe a licitação, assim como sobre as possíveis demissões dos trocadores. O Sintropas ainda frisa que continuará lutando pela garantia do cumprimento de todos os direitos trabalhistas dos funcionários.

 

Compartilhe com seus colegas e amigos: