Destaque

Setembro Amarelo – Estresse, ansiedade e depressão são os problemas que mais afetam os trabalhadores

Por 3 de setembro de 2025 Sem comentários

Pensando na saúde mental do trabalhador, o Sintropas aproveita a campanha nacional Setembro Amarelo, que é dedicada à prevenção do suicídio, para abordar o assunto e tratar de outras doenças, que podem estar relacionadas ao problema.

Para isto, a entidade sindical conversou com a psicóloga, Jennifer Andrieli Pereira Lopes – CRP 08/27768, que falou sobre os problemas que mais afetam os trabalhadores, quais são os principais sinais de que há algo de errado e quais são os tratamentos para as doenças.

Segundo a profissional, o estresse, a ansiedade e depressão estão no topo da lista dos problemas relacionados à saúde mental dos trabalhadores. Além disso, ela aponta a Síndrome de Burnout como a doença que está sendo bastante desencadeada pelos brasileiros.

Por que isto ocorre?

As causas para as doenças podem ser variadas, podendo ser desencadeadas por questões genéticas, do próprio estresse do dia a dia, de problemas familiares, financeiros, traumas, doenças físicas e até mesmo a pressão no ambiente de trabalho.

“Nós estamos em um momento da vida onde buscamos muito o desempenho profissional, e isso gera insuficiência, aquela sensação de não alcançar aquele desempenho que nós colocamos para nós mesmos, e, muitas vezes, o ambiente de trabalho favorece para desencadear e agravar muitas coisas, como a sobrecarga, as relações interpessoais,  principalmente de quem trabalha com o publico” destacou a profissional.

Dicas para prevenir os problemas voltados à saúde mental

Segundo a profissional, a maior dica é tentar buscar equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, aliados a uma boa alimentação, prática de exercícios físicos, entre outras ações que podem mudar a vida do trabalhador.

“Precisamos entender que nós temos uma vida que vai além do trabalho. Quando temos equilíbrio é mais fácil para digerir o estresse. É importante ter momentos de lazer, de descanso, ter hábitos saudáveis, ter boa alimentação, ter sonos regulares, práticas de exercícios físicos. Tudo isto vai colaborando para questão fisiológica. O estresse libera cortisol e a pratica de exercício, aliado a boa alimentação e boa noite de sono consegue regularizar isso”.

 

Compartilhe com seus colegas e amigos: