
O mês de agosto está voltado para a saúde dos pulmões, quando acontece o “Agosto Branco” para prevenção deste tipo de câncer. A campanha nacional também busca conscientizar as pessoas sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro, inclusive, para reforçar os problemas de saúde causados pelo produto, já que no dia 29 é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo.
Pesquisas já comprovaram que o fumo está relacionado a 17 tipos diferentes de câncer, e que os fumantes passivos também são diretamente afetados.
Casos
O câncer de pulmão é o quarto tipo de câncer mais incidente no Brasil, com cerca de 32.560 novos casos estimados para 2025, de acordo com o Instituto Oncoguia. Desde 1985, o câncer de pulmão é o primeiro em mortalidade no mundo.
Segundo a American Cancer Society, este tipo de câncer é mais frequente em pessoas mais idosas. Já o INCA aponta que 90% dos casos de câncer de pulmão do país são diagnosticados após os 50 anos.
Informações
Entre 85% a 90% dos casos de câncer no pulmão tem como causa principal o tabagismo. Outra informação relevante sobre a doença é de que em estágio inicial ela é praticamente assintomática. Há a estimativa de que até os 75 anos, 1 a cada 5 brasileiros deve desenvolver algum tipo de câncer. No entanto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que mais de 30% dos cânceres podem ser evitados com estilo de vida mais saudável.
Prevenção
- Não fumar
- Manter uma dieta saudável
- Pratique atividades físicas
- Evitar a exposição ao radônio
- Evite exposição a agentes cancerígenos no trabalho
- Tosse persistente
- Escarro com sangue
- Dor no peito
- Rouquidão
- Piora da falta de ar
- Perda de peso e de apetite
- Pneumonia recorrente ou bronquite
- Sentir-se cansado ou fraco
- Nos fumantes, o ritmo habitual da tosse é alterado e aparecem crises em horários incomuns