
O presidente do Sintropas, Luizão, esteve em Foz do Iguaçu, no dia 1º de maio, juntamente com a secretária-geral, Patrícia Aires da Silva, e o diretor tesoureiro, Luiz Fernando Pereira dos Santos, participando do II Seminário Internacional, que debateu a Situação da Classe Trabalhadora na América Latina.
O evento, que comemorou o Dia do Trabalhador, contou com representantes de países do Cone Sul e foi realizado pela Universidade Federal de Integração da América Latina (Unila), pela CUT-Paraná, pela Confederação Sindical das Américas (CSA) e pela Coordenadora das Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS).
A data foi marcada com atos em todo o país e reuniu trabalhadores e sindicalistas, que reivindicaram a redução da jornada de trabalho sem redução salarial; o fim da escala 6 x 1; a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil e a taxação dos super-ricos, além de outras pautas em prol da classe.
No Paraná, também houve mobilização em Curitiba, onde a luta foi por dignidade no trabalho. A concentração começou na Praça Eufrásio Correia, em frente à Câmara de Vereadores, e seguiu em marcha pelas ruas do centro da cidade.