Destaque

Sintropas participou de Seminário de Comunicação Sindical

Por 25 de abril de 2025 Sem comentários

O Sintropas está participando do Seminário de Comunicação Sindical promovido pela ADFRGS-Sindical, com apoio da CUT-RS. A Secretária-Geral do sindicato, Patrícia Aires da Silva, e a jornalista Carla Ticiane da Cruz, estão no evento, que foi realizado em Porto Alegre-RS, nos dias 24 e 25 de abril.

A abertura contou com a presença do jornalista Caco Barcellos, que falou sobre “Estratégias de comunicação, os desafios do jornalismo do futuro no mercado tomado por comunicadores digitais”. Nesta sexta-feira (25), profissionais de renome nacional, que dominam o universo da comunicação atual, debateram sobre diversos temas.

Pela manhã, a relações públicas Fernanda Silva palestrou sobre “Media Training na Era Digital: estratégias de comunicação e posicionamento em redes sociais”, e o jornalista Gabriel Galli sobre “Mapeamento de comunicação e principais estratégias”.

Durante o período da tarde, houve um painel sobre “Estratégias da política sindical com foco em prevenção e gestão de crise”- com a professora da FABICO UFRGS, Ana Karin Nunes, e outro com o tema “Dos interesses dos públicos ao interesse público: disputas e acordos possíveis”, com a relações públicas, jornalista e professora da FABICO UFRGS, Fiorenza Carnielli.

Para finalizar o evento, o jornalista Leandro Demori realizou o Painel Desinformação e fake news no contexto da comunicação e mobilização sindical com a temática “Revoluções por minuto: estratégias em um mundo conectado”, e a jornalista Juliana Coin falou sobre “No Olho do Furacão: Como enfrentar a desinformação em tempos de crise climática e política”.

“Foi um evento que agregou muito conhecimento para quem busca novas estratégias e diálogo na comunicação sindical, o que é essencial no sindicalismo, tanto para que a entidade se aproxime do trabalhador quanto para que torne pública socialmente a luta em prol da classe. E é justamente isto que busca o Sintropas, não deixando de destacar a importância de estar em constante atualização, diante das atualizações constantes nas ferramentas e formas de se comunicar”, considerou a jornalista.

A comunicação é uma ferramenta muito importante para nos conectar com a sociedade em geral e disputar estas mentes e corações para as pautas que defendemos, por isto tanto quanto achar importante a comunicação é saber qual comunicação usar dentro de um contexto, considerando a realidade social que a gente vive, que não interpreta, que tem que ser uma linguagem mais simples e mais direta. Precisamos compartilhar experiências e debater as formas de se comunicar, isto é fundamental para a gente ampliar o nosso nível de convencimento das pessoas, no sentido que precisamos construir uma classe trabalhadora protagonistas das mudanças e não só massa de manobra”, destacou o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci.

Compartilhe com seus colegas e amigos: