
No dia em que se comemora o Dia Mundial da Saúde – 7 de abril, o Governo Federal anunciou o início da campanha de vacinação contra a influenza. A meta é vacinar 90% dos que estão no grupo prioritário, o que inclui os trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso).
O grupo prioritário ainda é composto por crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, trabalhadores da saúde, professores dos ensinos básico e superior, pessoas em situação de rua; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade), pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, entre outros.
Paraná
O Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) divulgou que 85.934 vacinas contra a gripe foram aplicadas no Paraná em apenas uma semana. A Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza deste ano foi adiantada no Estado e iniciou na última terça-feira, dia 1º de abril.
O público-alvo para a vacinação da gripe no Paraná é de 4.931.410 pessoas. Até o momento, o Paraná já recebeu e distribuiu para os 399 municípios, 1.176.000 doses. Ainda esta semana, o Estado deve receber um novo lote com 900 mil vacinas.
No ano passado o Estado atingiu 58,93% de cobertura vacinal dos grupos prioritários.
Proteção
De acordo com o Ministério da Saúde, o imunizante distribuído na rede pública protege contra um total de três vírus do tipo influenza e garante uma redução do risco de casos graves e óbitos provocados pela doença.
Em 2025, a dose contém as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B. A administração, de acordo com o ministério, pode ser feita junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.