
O Sintropas encerra o ano de 2025 com um balanço positivo em suas ações, reafirmando o compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores, fortalecendo os serviços visando o bem-estar e a saúde dos associados e de seus dependentes, e com importantes investimentos na estrutura da entidade.
O marco do ano, sem dúvida, foi a aquisição da nova sede do sindicato, que hoje funciona no edifício Itapoã (Rua Balduíno Taques 480 – Centro). O imóvel, que foi adquirido em abril, encontra-se em fase de reforma e modernização, com previsão de inauguração no início do próximo ano. As novas instalações estão localizadas na rua Indepêndencia, 96, também no Centro de Ponta Grossa. Depois de pronta, deverá ampliar a capacidade de atendimento, oferecendo mais espaço e conforto para receber os associados e os trabalhadores.
Falando em estrutura, outra grande conquista do Sintropas, que foi a sede litorânea, completou dois anos de sua inauguração agora em dezembro. A “Colônia de Férias”, localizada em Balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná, já recebeu mais de 800 associados e familiares desde então. As reservas podem ser feitas através do aplicativo do Sintropas.
Demais resultados
Um dos destaques do ano é o salão de beleza do sindicato, que realizou mais de 2 mil atendimentos para os associados e dependentes ao longo de 2025. O espaço já se consolidou como uma importante ação de valorização, autoestima e qualidade de vida de seus beneficiários. O salão, que funciona no 6º andar do edifício Itapoã, também será migrado para a nova sede. O local conta uma cabeleireira que oferece os serviços de cortes masculino e feminino, além de coloração nos cabelos, e com uma manicure e pedicure. Todos os serviços são gratuitos para associados e seus dependentes.
Na área da saúde, mais uma o Sintropas faz o balanço positivo. Foram centenas de exames e consultas feitas pelos associados e dependentes, através do programa de Assistência Saúde do sindicato. A “Ambulância 24 horas” também teve papel essencial no apoio aos filiados. Foram 29 viagens para a capital e região, garantindo o transporte seguro de associados e dependentes para a realização de procedimentos médicos, sem contar o transporte feito dentro da cidade com a mesma finalidade. Ambos os resultados só reafirmam o compromisso da entidade com o cuidado e a assistência médica de seus associados.
O sindicato também investiu em lazer e integração por meio do “Ônibus do turismo”, que ao longo do ano fez inúmeras viagens a diversos pontos turísticos do país, proporcionando momentos de descanso aos associados e seus familiares e de convivência e fortalecimento dos laços entre a categoria. Vale destacar que todas as viagens não demandam em custo com o transporte para os associados e seus dependentes, que só gastam com o que adquirem durante os passeios.
O departamento jurídico fecha 2025 com resultados expressivos. A advogada, que atua diretamente no atendimento aos associados em uma das salas da sede, realizou 199 atendimentos durante o ano, e no balanço geral, o setor contabilizou 421 prazos processuais cumpridos, 57 audiências realizadas e 106 processos em andamento, envolvendo demandas dos associados e do próprio sindicato, demonstrando atuação firme e eficiente na defesa dos direitos da categoria.
O conjunto de todas estas ações demonstra um ano de muito trabalho, responsabilidade e compromisso com os trabalhadores do transporte, resultado de uma gestão voltada para o fortalecimento da entidade e em melhorias contínua dos serviços que já são oferecidos pelo sindicato. Seguimos confiantes e preparados para 2026, com novos desafios, mais investimentos e a continuidade da luta em defesa dos direitos dos trabalhadores”, concluiu Luizão, presidente do Sintropas.