Destaque

Comitê recomenda retorno do horário de verão; O que você acha?

Por 19 de setembro de 2024 Sem comentários

Lembra da época em que era aplicado o horário de verão? Os dias pareciam ser mais longos, já que escurecia mais tarde, trazendo aquela sensação de bem-estar para muitas pessoas. Por outro lado, muita gente, que tinha que acordar cedo para ir trabalhar ou estudar, não era tão fã assim. Gostando ou não, o horário do verão foi extinto em 2019 pelo governo anterior com a justificativa de que adiantar os relógios em uma hora não fazia sentido do ponto de vista do setor elétrico e que, além disso, também causava desgastes na saúde de muitas pessoas que não conseguiam se adaptar às mudanças.

Com a seca e ondas de calor, que têm acontecido em várias localidades do país, o assunto voltou a ser discutido e pode ser que o horário de verão volte a ser aplicado no Brasil.

Nesta quinta-feira (19), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) ficou de apresentar um estudo ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e hoje o retorno do horário foi recomendado pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), durante reunião. O assunto ainda vai ser discutido entre outros setores para avaliar o retorno. Se for aprovada pelo presidente Lula, a medida poderá entrar em vigor num prazo de 30 a 60 dias.

A justificativa para a volta é de que a geração de energia cai com a falta de sol e há um pico muito grande de consumo com isso. O retorno do horário de verão pode ajudar o setor elétrico suprindo a energia no horário de pico, que é registrado entre às 18 e 20 horas.

Em pesquisa realizada pelo Reclame Aqui e pela Associação Brasileiro de Bares e Restaurantes, 54,9% dos entrevistados se dizem favoráveis ao retorno do horário de verão e 13,1% se consideram parcialmente favoráveis. E você, o que acha disso?

 

Compartilhe com seus colegas e amigos: