Destaque

Dia da Internet Segura é comemorado hoje (08); Aprenda a se prevenir de golpes

Por 8 de fevereiro de 2022 Sem comentários

Já foi vítima de um golpe nas redes sociais? Já presenciou algum crime através da internet? Os cibercrimes têm se tornado cada vez mais comum no mundo inteiro, e evitar a prática ilegal, assim como adotar medidas que podem tornar sua navegação pela internet mais segura, estão entre os objetivos do Dia da Internet Segura.

A data é comemorada anualmente, e neste ano está acontecendo hoje (08). A iniciativa está em sua 14ª edição e o tema deste ano é “Juntos por uma Internet Mais Positiva”.

Entre os inúmeros crimes bastante praticados e já conhecido por grande parte da população são os roubos de perfis em redes sociais e em aplicativos de mensagens.

Com acesso à conta, o cibercriminoso pode anunciar ofertas falsas de produtos, pode pedir dinheiro emprestado ou pedir para que seus contatos paguem determinadas contas, entre inúmeras possibilidades, que vêm sendo utilizadas com intuito de tirar dinheiro dos contatos da vítima.

Segundo os especialistas, uma dica simples, mas eficaz, para coibir inúmeros golpes através das redes sociais é que o usuário ative uma dupla proteção à conta. “Para evitar a invasão de perfis em redes sociais a principal dica é ativar a verificação em duas etapas”, diz Miriam Von Zuben, analista sênior de segurança do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br).

Quer aprender como ativar a verificação em duas etapas no Whats’App?

  1. Acesse o menu do WhatsApp (aqueles três pontinhos que aparece no canto da tela);
  2. Selecione “Configurações“;
  3. Clique em “Conta“;
  4. Acesse “Confirmação em duas etapas“;
  5. Clique em “Ativar“;
  6. Feito isso, o Whas’App vai solicitar a criação de uma senha e pedir para incluir o seu e-mail.

Como ativar autenticação em duas etapas no Instagram

  1. Acesse seu perfil ao clicar na foto que aparece no canto inferior direito;
  2. Abra o menu (o ícone de três traços horizontais);
  3. Selecione “Configurações“;
  4. Selecione “Segurança“;
  5. Escolha o item “Autenticação de dois fatores“;
  6. Ative uma das opções disponíveis e siga as instruções do app.

Perfis falsos

Dados da Axur – empresa especializada em monitoramento de riscos e ameaças digitais,  demostraram que 123.982 perfis falsos foram criados somente no último ano, totalizando 14% a mais em relação ao ano anterior.

Os autores desses crimes também têm criado muitos perfis falsos de empresas com fotos e publicações muito semelhantes ou então iguais às utilizadas pela conta original. A partir disso são criados inúmeros anúncios tentadores, promoções imperdíveis para que o consumidor não se contenha e efetue a compre.

Segmentos que têm sido bastante explorados pelos criminosos são da rede hoteleira. Nesse golpe, o indivíduo cria perfis falsos de hotéis e, dá mesma forma já mencionada anteriormente, cria promoções surreais para atrair clientes.

O que fazer?

O chefe de Inteligência de Ameaças Cibernéticas da Axur, Thiago Bordini, orienta para que as pessoas analisem os perfis, observem se possuem selo de verificação e a quantidade de seguidores. Antes de realizar qualquer compra duvidosa, também é importante verificar o telefone do estabelecimento para confirmar através desse canal se a informação no perfil é verdadeira.

“Tentar outras abordagens e segurar um pouco a ansiedade muitas vezes é importante, assim como nunca dar informações pessoais, como números de cartões”, diz Bordini.

Aplicativos

Outra prática utilizada por criminosos para aplicar os golpes, conforme os dados da Axur, são os aplicativos falsos. A empresa identificou 13.032 apps fraudulentos em 2021, um aumento de 103% em relação a 2020.

Nesse golpes, são criados aplicativos com visual idêntico ou muito parecido com os originais. Os aplicativos mais copiados são de serviços como de bancos, operadores de telefonias e de lojas virtuais.

Nesse golpe, cibercriminosos criam aplicativos que copiam o visual de serviços populares, como apps de banco, de operadoras de telefonia e de lojas virtuais para roubar dados ou dinheiro das vítimas.

A recomendação para evitar cair nesse golpes é fazer downloads apenas nas lojas oficiais, como Google Play e App Store.

 

Sites e e-mail

Esses canais são utilizados pelos cibercriminosos para mandar mensagem, que parecem autênticas, para roubar os dados das vítimas.

Os golpistas se aprimoraram na criação de sites e e-mails falsos para deixá-los mais parecidos com suas versões oficiais.

Nesses casos a dica é conferir a URL, se ela é realmente o endereço que você está querendo navegar. É muito comum trocarem uma letra ou outra para enganar quem está acessando.

No caso dos e-mails o que pode ajudar é verificar as URLs e anexos estão presentes no e-mail, o que diz o cabeçalho do e-mail, e, na dúvida, o melhor é não clicar em nenhum link.

Assessoria de Comunicação Sintropas com informações G1

 

Compartilhe com seus colegas e amigos: