No mês de prevenção do câncer de mama e câncer do colo de útero, o Sintropas-PG, sindicato que representa
os funcionários do transporte de passageiros, realizou pelo terceiro ano consecutivo uma ação em alusão ao ‘Outubro Rosa’ dentro do Terminal Central, e em várias empresas de ônibus dos campos gerais. Em parceria com o laboratóri
o Oscar Pereira, as motoristas e cobradoras do transporte coletivo e de outras empresas de transportes de passageiros da região puderam aferir a pressão arterial, realizar o exame de glicemia, Exame
de oxigenação sanguínea e batimentos cardíacos e agendar o preventivo. Durante todo o mês foram realizadas atividades em prol da saúde da mulher.
Uma estrutura foi montada para atender a categoria. Cerca de cinco profissionais da saúde participam da ação, além da equipe de profissionais do sindicato, que estava no local para conversar com os trabalhadores.
Segundo o presidente do Sintropas-PG, Luizão Oliveira, as atividades do ‘Outubro Rosa’ são importantes para que as mulheres possam ter acesso rápido à saúde. “Por conta da correria, muitas vezes as funcionárias do transporte coletivo não conseguem ir até o laboratório para fazer exames, aferir pressão, aferir a oxigenação sanguínea e consultar a glicemia. Este é o papel do sindicato. Por isso a diretoria quer levar estas ações nos locais de trabalho, facilitando a vida das trabalhadoras”, ressalta.